Vereador Rodrigo Correia avalia seu primeiro ano de mandato nesta Legislatura

por Laiane Carniel publicado 24/11/2023 17h55, última modificação 27/11/2023 20h04
O quarto vereador de nossa série de entrevistas tomou posse apenas em 2023, após a renúncia de seu colega de partido

A quarta entrevista da série, realizada com todos os vereadores, para apresentar os trabalhos na Câmara Municipal de Pato Branco, durante 2023, visando garantir a transparência dos atos do Legislativo, é com o vereador Rodrigo Correia (Podemos). Diferentemente dos outros vereadores, que já estão em seus terceiros anos, Rodrigo tomou posse apenas neste ano, após a renúncia de seu colega de partido, o vereador Marcos Marini (Podemos), que assumiu uma vaga junto ao Governo do Estado.

Rodrigo já havia ocupado uma cadeira no Legislativo em duas ocasiões, a primeira, durante a 15ª Legislatura (2013 - 2016), quando foi o suplente de seu partido e assumiu a vaga, de 10 de agosto a 7 de setembro de 2016. Depois, na 16ª Legislatura (2017 - 2020), quando foi eleito com 1.855 votos. Em 2017, para a 17ª Legislatura (2021 - 2024), assumiu os trabalhos em 27 de fevereiro de 2023, como suplente e, em caráter definitivo, em 28 de junho, após o término dos 120 dias de licença e o pedido de renúncia de Marini. Atualmente, também exerce a liderança do partido Podemos.

Projetos e Leis

Desde que assumiu, Rodrigo apresentou 23 Projetos de Lei, dos quais, cinco foram sancionados e tornaram-se a Lei nº 6.141, de 28 de setembro de 2023, que nomeou o Ginásio de Esportes, no bairro Aeroporto, de “Willian Matheus Delfin de Souza”; a Lei nº 6.161, de 26 de outubro de 2023, que instituiu o “Dia Municipal do Rotary Club”; a Lei Ordinária nº 6.106, de 21 de junho de 2023, que nomeou de “Isaltino Muczinski Medeiros de Freitas” a quadra poliesportiva, no bairro Industrial; a Lei nº 6.113, de 06 de julho de 2023, denominando a praça esportiva do bairro Veneza, de “João Maria dos Santos”; e, em parceria com o vereador Lindomar Brandão (PP), a Lei nº 6.124, de 25 de agosto de 2023, criando o “Projeto Escola e CMEI Seguros”, nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil de Pato Branco.

Comissões

Das Comissões permanentes da Casa, Rodrigo assumiu, como membro, a Comissão de Justiça e Redação (CJR), juntamente, com os vereadores Claudemir Zanco (PL), Lindomar Brandão (PP), Rafael Celestrin (PSD) e Romulo Faggion (União Brasil). Os mesmos vereadores também compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI), que tem como finalidade apurar os gastos realizados com o evento Natal de Pato Branco 2022.

Ainda, faz parte da Comissão Especial de Inquérito (CEI), instituída em agosto deste ano, com a finalidade de “apurar fatos que ensejaram a propositura de Ação de Indenização por Danos Morais, em face do Município de Pato Branco”. A Comissão conta com os vereadores Claudemir Zanco (PL), Lindomar Brandão (PP), Joecir Bernardi (PSD) e Maria Cristina Hamera (PV). Com todos os demais vereadores da Casa, participa da Comissão Especial de Estudos do Plano Diretor. Além destas, Rodrigo também foi membro da Comissão Especial de Revisão e Consolidação das Leis, a qual teve sua conclusão no início de novembro deste ano.

Presença nos bairros

Uma característica marcante do vereador em suas Legislaturas passadas e que ele mantém na atual, são suas visitas constantes aos bairros de Pato Branco. Visitas que resultaram, até o momento, em 613  Requerimentos e 245 Indicações. “Estou aqui a serviço do povo, não fui nomeado, mas sim, eleito através do voto, por isso sempre que sou chamado nos bairros ou comunidades do interior, vou ao encontro do povo, e toda demanda apresentada eu transformo em indicações ou requerimentos, que são encaminhados aos órgãos responsáveis, para que providências sejam tomadas”, explicou Rodrigo.

“Minha avaliação, para este primeiro ano, é positiva, pois acredito que a política, quando feita para o bem, muda e melhora a vida das pessoas. Além disso, sempre trabalho com argumentos, de forma embasada e através de considerações. Acredito que vereador tem que apresentar sugestões, fiscalizar e legislar, com isso, muitas vezes critico o Executivo Municipal, quando as demandas da população não são atendidas, mas tenho hombridade de reconhecer e agradecer de público, quando são atendidas. Minha trajetória ilibada mostra como tem sido meu posicionamento em relação a política local, trabalhando com coerência e sensatez, sempre em favor da comunidade”, finalizou o vereador.