Vereador solicita informações sobre a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

por Laiane Carniel publicado 21/05/2020 13h00, última modificação 21/05/2020 13h07
Leitura do requerimento, feito pelo vereador Rodrigo Correia, foi realizada na sessão de quarta-feira (20)

(imagem de arquivo)

O vereador Rodrigo Correia (Podemos) solicitou, na sessão desta quarta-feira (20), o envio de requerimento à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Unidade de Pato Branco, pedindo informações quanto ao processo de edificação da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Pato Branco, que deveria ter iniciado em 2018. O requerimento foi subscrito pelos vereadores Carlinho Polazzo (DEM) e Fabrício Preis de Mello (PSD).

Atualmente, a ETE está situada no bairro Fraron, causando incomodo à população da área, em virtude do mau cheiro. De acordo com a Lei n° 5.077, de 22 de dezembro de 2017, que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico de Pato Branco (PMSB), o início das obras de construção da nova Unidade, na Comunidade de Passo da Pedra, deveria ter sido iniciado em 2018.

De acordo com o vereador, ainda em 2015, foram realizadas Audiências Públicas com os moradores e, por meio do PMSB, houve o compromisso de que seria construída a nova Unidade, sendo que, até o momento, nada foi feito, e os moradores continuam convivendo com o odor, que também prejudica empresários que atuam no local.

Todo o desenvolvimento da cidade, inclusive com a construção da nova Prefeitura de Pato Branco, está sendo pensado para aquela região na cidade, ou seja, a obra se torna extremamente necessária para todos os moradores e empresários que pensam em investir naquela área”, afirmou Rodrigo.

A resposta ao requerimento, pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), deve acontecer em, no máximo, dez dias. Os demais requerimentos, bem como, a pauta completa da sessão, estão disponíveis no link: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/1972/.