Vereadora destaca importância da instalação de semáforos para pedestres

por ubiracy.tesseroli — publicado 04/03/2020 07h43, última modificação 04/03/2020 07h43
Em requerimento pede informações sobre projeto

O Plenário do Legislativo aprovou, na última sessão deliberativa, o requerimento, de autoria da vereadora Marines Boff Gerhardt (PSDB). O documento pede que o gestor municipal informe se  existe projeto indicando onde serão instalados os  doze semáforos para pedestres, inclusive recordou a vereadora está em vigor uma legislação aprovada pelo Legislativo.

Na hipótese da existência do projeto, a vereadora quer a localização de funcionamento dos semáforos de pedestres. Ele registrou que, recentemente o tema foi a debatido em audiência pública no Legislativo. “A ferramenta tecnológica é muito importante, principalmente quando se trata de beneficiar a pessoa idosa”, afirma.

Além disso, segundo Marines, nos próximos dias, o Município estará sediando o 1º Seminário Regional do Sudoeste do Paraná com a Rede Global das Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa OMS-OPAS.

Memória

A Lei nº 5.056, de 5 dezembro de 2017, de autoria dos vereadores Joecir Bernardi (SD), Moacir Gregolin (MDB) e Marines Boff Gerhardt (PSDB), foi sancionada pelo Executivo, dispõe sobre a instalação obrigatória de sinalização semafórica e faixa de segurança para travessia de pedestre.

A sinalização deverá ser  colocada no locais utilizados pelos pedestres, em posição e condições que a torne perfeitamente visível  durante o dia e a noite. Entende-se por subsistema da sinalização viária as indicações luminosas acionadas alternada e intermitentemente através de sistema elétrico e eletrônico, cuja função é controlar  o deslocamento de veículos e pedestre.