Vereadora relata efeitos da pandemia e ações da União

por ubiracy.tesseroli — publicado 09/06/2020 13h55, última modificação 09/06/2020 13h52
Pato Branco registra queda na arrecadação superior a R$ 1 milhão

A vereadora  Marines Boff Gerhardt (PSDB) usou o espaço do grande expediente na última sessão deliberativa e comentou as ações do Governo Federal de ajuda ao  setor privado, as empresas. Também refletiu sobre os efeitos da pandemia, o protocolo de confinamento (lockdown)  no segmento produtivo.   Marines lembrou que o vírus foi detectado pela primeira vez  na cidade de Wuhan (China) e se disseminou pelo mundo.

Governo Federal

Com o processo em curso, segundo a vereadora, as empresas começaram a apresentar problemas no fluxo de caixa. A União, por sua vez, para apoiar o setor produtivo postergou para o futuro pagamentos de impostos   , por exemplo,  do pagamento do PIS, Confins e da contribuição para a Previdência, criou linha emergencial de crédito para quitação da folha de pagamento, ainda, flexibilizou a jornada de trabalho, institui o trabalho remoto, suspendeu contratos de trabalho por 60 dias e oferece cursos grátis de capacitação à distância.

Demora

Também reclamou da demora na liberação de recursos aos micro e pequenos empresários, por conta da lentidão na aprovação de Medidas Provisórias (MPs),como é o caso da MP 975, que tem previsão de ser transforma em lei somente no mês de julho de 2020.

Marines relatou dados do Sebrae que indicam o fechamento  de aproximadamente 600 mil pequenas empresas no Brasil, o que  gerou  mais de 9 milhões de desempregados. A pandemia, conforme a vereadora,  causou expressiva redução na arrecadação do Município, a queda estimada é superior a R$ 1 milhão.