Vereadora Thania Caminski assume a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores

por Laiane Carniel publicado 11/03/2022 16h03, última modificação 11/03/2022 16h03
Ato da Posse foi o encerramento da programação da Semana da Mulher na Câmara

Em cerimônia realizada na quinta-feira (11), a vereadora Thania Caminski (PP), foi empossada Procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores, para a gestão 2022. A vereadora será a segunda a assumir os trabalhos da Procuradoria da Mulher, após sua criação, por meio da Resolução nº 9, de 15 de dezembro de 2020. O primeiro ano de atividades foi exercido pela vereadora Maria Cristina Hamera (PV), que participou do ato da Posse, fazendo uma apresentação das ações realizadas em 2021 e repassando o cargo para a nova Procuradora.

Participaram do evento, a vice-prefeita de Pato Branco, Angela Padoan; o presidente da Câmara de Vereadores, Claudemir Zanco - Biruba (PL); a presidente da OAB Pato Branco, Tania Mara Martini; o representante do deputado estadual Luiz Fernando Guerra, Márcio Loss; a secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Painim; a secretária municipal de Assistência Social, Luana Varaschim Perin; o vereador Romulo Faggion (UNIÃO); além de representantes de entidades, a imprensa e familiares e amigos das vereadoras.

Posse da Procuradoria da Mulher do Poder Legislativo de Pato Branco

Nas falas das autoridades ficou evidente que, apesar de termos evoluído muito no cuidado, respeito e valorização das mulheres, muito ainda precisa ser feito e a Procuradoria da Mulher atua contribuindo neste processo.

Márcio Loss, representando o deputado estadual Luiz Fernando Guerra, parabenizou a atuação da primeira Procuradora da Mulher e desejou sucesso nos trabalhos 2022, afirmando o compromisso do deputado em auxiliar nas ações. O presidente da Casa, vereador Claudemir Zanco - Biruba (PL), após apresentar dados sobre a violência contra as mulheres, no Brasil, disse ser imprescindível que, para mudar essa situação, todos façam sua parte. A presidente da OAB Pato Branco, Tania Mara Martini, ressaltou a importância do momento e reafirmou a parceria da OAB com a causa. A vice-prefeita Angela Padoan, disse que é dever do Poder Público acolher as demandas das mulheres e buscar soluções, por meio de ações, parcerias e projetos.

Emocionada, a vereadora e Procuradora da Mulher, Thania Caminski, agradeceu a todos os presentes e ressaltou a importância de representantes públicos estarem empenhados na causa feminina. Ela também parabenizou o trabalho realizado pela vereadora Maria Cristina e assumiu o compromisso de continuar as ações desenvolvidas por ela.  “Eu me elegi com a bandeira dos animais, tenho lutado firme por eles e podem esperar de mim este mesmo empenho na Procuradoria da Mulher, pois tenho grande desejo e determinação para lutar também pela nossa causa”, explicou Thania.

Ela afirmou, ainda, que considera nobre a missão da Procuradoria, que é defender os direitos das mulheres e cobrar que Políticas Públicas sejam feitas para assegurar esses direitos. “Com base nisso, nesse novo ano, buscarei realizar eventos, encontros e reuniões para esclarecer para as meninas, adolescentes e mulheres, a importância delas na sociedade e, também, sobre o que elas podem fazer em caso de não cumprimento dos seus direitos. Buscarei, ainda, estar mais próxima dos órgãos de representatividade e apoio. Para concluir, digo que estudarei, apreenderei e me dedicarei a esse cargo assumido nesta noite pois, afinal, a construção do conhecimento ocorre em conjunto. Ninguém é melhor do que ninguém e, unidas, podemos chegar mais longe”, comprometeu-se a Procuradora.

Semana da Mulher

Durante a semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Câmara de Vereadores, por meio da Procuradoria da Mulher, ainda de responsabilidade da vereadora Maria Cristina Hamera, organizou ações informativas e de valorização das mulheres. Na segunda-feira (7), no espaço do Grande Expediente, a vereadora apresentou as ações realizadas e os eventos em que participou como Procuradora da Mulher.

Na terça-feira (8), durante a tarde, foi organizada uma homenagem para as servidoras e assessoras da Casa, com a presença da empresária, que atua com desenvolvimento de pessoas, Josiane Seller, compartilhando sua vida e seus conhecimentos. Durante a noite, o espaço do Plenário recebeu Audiência Pública, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher (CMDDHM), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com o intuito de oferecer informações, em um momento de socialização, na quarta-feira (9), as meninas que atuam nas equipes esportivas de Futsal, Vôlei e Handebol, participaram de um bate-papo com a diretora do Fórum de Pato Branco, juíza Franciele Estela Albergoni de Souza Vairich. A juíza utilizou o momento para abordar questões de assédio em competições esportivas, ressaltando que o o Fórum está sempre de portas abertas para receber e acolher as denúncias.

A programação da Semana da Mulher foi encerrada então, na quinta-feira (10), com a Posse da Procuradoria da Mulher do Poder Legislativo, quando a vereadora Maria Cristina Hamera transmitiu o cargo para a vereadora Thania Caminski, que atuará até a Semana da Mulher de 2023.