Vereadoras realizam ações em prol da comunidade pato-branquense

por Laiane Carniel publicado 27/06/2022 16h57, última modificação 27/06/2022 16h57
Na última semana, Maria Cristina organizou palestra para conscientização contra violência de gênero e estupro e Thania indicou e conquistou equipamento para distribuição de leite de soja

Na última semana, as vereadoras Maria Cristina Hamera (PV) e Thania Caminski (PP), estiveram envolvidas em importantes ações e conquistas para a comunidade pato-branquense. Na noite de quinta-feira (23), a vereadora Maria Cristina Hamera (PV) participou da organização de uma ação importante para conscientização e combate à violência de gênero e estupro. Na tarde de sexta-feira (24), a vereadora Thania Caminski (PP) conquistou, do prefeito Robson Cantu, o equipamento conhecido como “Vaca Mecânica”, para distribuição de leite de soja para cidadãos cadastrados na secretaria Municipal de Assistência Social e atendidos pelo CadÚnico.

Maria Cristina Hamera (PV)

Convidada pela vereadora Maria Cristina Hamera (PV), em uma ação realizada em parceria com o Núcleo das Mulheres Empresárias de Pato Branco (NUMEPB), da ACEPB, na quinta-feira (23), esteve em Pato Branco, a médica legista do Instituto Médico Legal, da Polícia Científica do Paraná, e ginecologista, Maria Letícia Fagundes, ministrando a palestra “Queremos todas vivas – o feminicídio pelo olhar de uma médica legista”.

Maria Letícia é vereadora e Procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores de Curitiba e, em sua palestra, aborda sobre feminicídio, estupro e violência de gênero, apresentando dados do Paraná e do Brasil sobre os assuntos e intercalando com relatos do trabalho que exerce no IML, fazendo perícia em cadáveres de mulheres assassinadas e em vítimas de crimes sexuais e violência física.

Pelos dados apresentados, a violência tem aumentado nos últimos anos, sendo necessário maior engajamento do Poder Público e de toda a sociedade para mudar essa realidade, na alteração de leis retrógradas e na elaboração de uma legislação mais eficiente no combate à violência contra mulheres e crianças. Para ela, o principal passo é que as mulheres sejam reconhecidas com igualdade e que as políticas públicas e a gestão de orçamento priorizem essa questão.

O encontro, realizado do Auditório da ACEPB, contou com a presença das mulheres pato-branquenses e, representando a Câmara de Vereadores, estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Claudemir Zanco - Biruba (PL), e a Procuradora da Câmara de Vereadores de Pato Branco, vereadora Thania Caminski (PP).

Thania Caminski (PP)

Na sexta-feira (24), a vereadora Thania Caminski (PP) esteve no Gabinete do Prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, entregando a Indicação nº 229, de 2022, de sua autoria. O documento indica, ao Executivo Municipal, para que seja analisada a possibilidade de implantação do “Programa de Distribuição de leite de soja”, para a população cadastrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e que possui o CadÚnico.

Recentemente, a vereadora visitou a secretária municipal da Promoção Social, da cidade de Itu (SP), Alzira Aparecida de Almeida Guimarães de Paula, para tratar sobre o programa de distribuição de leite de soja, conhecido como “Vaca Mecânica”, onde a mesma explanou sobre os benefícios e as vantagens do referido programa. Com as informações coletadas, a vereadora Thania apresentou, ao prefeito, todos os benefícios do leite de soja, entre eles:

“melhorar a saúde do coração, pois a soja é conhecida como um produto que ajuda a prevenir doenças cardíacas; combater a osteoporose, pois o cálcio da soja protege a saúde dos ossos; reduzir a pressão arterial e a hipertensão; ajudar a tratar a diabetes de tipo 2; ajudar a controlar a obesidade; aliviar os sintomas da menopausa; ajudar a prevenir vários tipos de câncer; ser uma alternativa ao leite de vaca, tendo em vista que, muitas pessoas consomem o leite de soja porque são intolerantes à lactose”.

O prefeito, ao ser informado pela vereadora dos benefícios do leite de soja, entrou em contato com um empresário, pedindo sobre a possibilidade de doação do equipamento, o qual foi prontamente atendido, tendo se comprometido com a vereadora Thania em fazer o repasse do mesmo.

Thania, emocionada com a conquista, agradeceu ao prefeito, ressaltando que o programa trará inúmeras vantagens para a população, pois o leite de soja poderá ser entregue para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em tratamento médico para doenças ou em situação de desnutrição ou baixo peso. Para ela, o leite de soja será um importante complemento na alimentação e, consequentemente, na melhora da saúde dos pato-branquenses.