Vereadores aprovam realização de PSS com 194 vagas para instrutor de aprendizagem

Os vereadores aprovaram, em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (25), três projetos em segundas votações, entre eles, o projeto que torna obrigatória a presença de bombeiro civil (guarda vidas, socorristas e resgatistas) em recantos e parques aquáticos e o projeto para realização de PSS, com 194 vagas para instrutor de aprendizagem. No Grande Expediente, o vereador Diogo Grando (PRD) falou sobre "Saúde e o caos que está se instalando". Ainda, foram apresentados e aprovados 17 requerimentos e 13 indicações.
Segunda votação
Bombeiro civil em recantos e parques aquáticos
De autoria da vereadora Thania Caminski, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 20, de 2025, tornando obrigatória a presença de bombeiro civil (guarda vidas, socorristas e resgatistas) em todos os estabelecimentos privados que explorem balneários, recantos ou outros locais aquáticos, abertos ao uso do público.
De acordo com o Projeto, “o bombeiro civil durante o horário de suas atividades deverá estar uniformizado e ter: I - o alcance total da área e posicionado em local estratégico; II - cadeira adequada para o serviço de guarda vidas com altura mínima de 1,50 metro; III - equipamento para salvamento de flutuação, tipo boia circular ou tubo de resgate flexível, quando houver; IV - coletes salva-vidas; V - apito; VI - cilindro de oxigênio; VII - conhecimento de técnicas de ressuscitação cardiorrespiratória”.
PSS para Instrutor de Aprendizagem
De autoria do Executivo, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 114, de 2025, autorizando a contratação temporária de profissionais, por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), para o exercício de emprego público de instrutor de aprendizagem. Pelo Projeto, serão 85 vagas para atuar em “Projetos Culturais” e 109 vagas para atuar em “Projetos Pedagógicos”, totalizando 194 vagas.
Crédito especial
Também de autoria do Executivo e em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 112, de 2025, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 463.495,00, para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. De acordo com o Projeto, o valor será utilizado para manutenção das atividades do Departamento de Esporte e Lazer, subvenções sociais para manutenção do esporte de categoria de base, equipes de rendimento, promoção do esporte amador, entre outras ações da Secretaria.
Grande Expediente
No espaço do Grande Expediente, o vereador Diogo Grando (PRD) falou sobre "Saúde e o caos que está se instalando".
“Uma cidade não se resume a asfalto, aeroporto ou títulos. Sem estrutura de saúde, sem médicos e com pacientes nos corredores, não há qualidade de vida. Os hospitais estão sobrecarregados, o município em déficit, e faltam recursos. Salas de pronto atendimento viraram UTIs improvisadas. Cirurgias de visão são encaminhadas a outras cidades, que também enfrentam colapso. Especialidades, como cirurgia vascular, estão ameaçadas pela defasagem da tabela SUS. Nossos profissionais estão sobrecarregados e desvalorizados. A população pato-branquense está ficando sem atendimento. Sem saúde, nada mais funciona, por isso precisamos agir com urgência”, ressaltou o vereador.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2506/