Vereadores de Pato Branco reúnem-se com presidente da Sanepar

por Laiane Carniel publicado 11/04/2023 17h28, última modificação 11/04/2023 17h28
O encontro, realizado na capital do Estado, teve o objetivo de antecipar prazos de licitação de projeto para instalação de 90 quilômetros de rede de esgoto

Os vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL) e Romulo Faggion (União Brasil), acompanhados do deputado estadual Luiz Fernando Guerra, estiveram em Curitiba (PR), nesta terça-feira (11), cumprindo agenda de trabalho. O encontro foi na Companhia de Abastecimento do Paraná - Sanepar, onde foram recebidos pelo presidente Claudio Stabile; pelo gerente de Planejamento de Investimentos, João Paulo Alvarenga; pelo diretor comercial, Elerian Zanetti, o Toco; e pelo chefe de Gabinete da Presidência, Fabricio Castilho Haesbaert.

O encontro, de acordo com o vereador Biruba, teve o objetivo de entregar aos representantes uma demanda de antecipação, pedindo agilidade na realização de licitação do projeto de rede de esgoto para Pato Branco. O vereador explicou que, inicialmente, o anúncio seria para dezembro de 2023, “mas durante a reunião, tivemos uma conversa bem positiva com o presidente da Sanepar e conseguimos antecipar em 90 dias a licitação deste projeto, que atenderá 90 quilômetros com rede de esgoto, em nossa cidade”, informou Biruba.

“Nós estamos aqui para cumprir este papel, pois a missão que o governador Carlos Massa Ratinho Junior nos deu é a de atender os municípios da melhor maneira possível, por meio de nossos prefeitos, vereadores e, em especial, os deputados da nossa base. Então é uma alegria grande recebê-los, estamos aqui à disposição de Pato Branco, que é uma cidade que está de parabéns, pois nós estamos lá com grandes investimentos, sendo a última obra, a de ampliação da estação do Rio Ligeiro, juntamente, com as obras no bairro São João, no valor de R$ 90 milhões. São investimentos que a Sanepar faz nos municípios, em benefício das pessoas, com o apoio do nosso governador”, afirmou Toco.

Sobre a antecipação da licitação, o  gerente de Planejamento de Investimentos, João Paulo Alvarenga informou que eles trabalharão para viabilizar essa possibilidade. “O primeiro passo é fazer a licitação do projeto, onde vamos repassar informações, prazos e o layout, para verificarmos quais as regiões que serão atendidas”, comprometeu-se o gerente. De acordo com o vereador Biruba, a princípio, os bairros que necessitam da rede de esgoto são o Fraron, Parque do Som, Pinheiros, São Francisco, São Luis e Vila Izabel.

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra agradeceu a presença dos vereadores e pela acolhida dos representantes da Sanepar e analisou que, “quando a companhia é bem gerida e tem profissionais técnicos à frente dela, é possível a conquista de resultados na ponta da linha, que são as obras necessárias nas cidades, aos cidadãos”, disse ele.

O vereador Romulo também agradeceu aos presentes pelo pronto atendimento, “e com certeza esperamos que seja possível a antecipação dos prazos, pois Pato Branco será muito beneficiada, afinal, saneamento básico é saúde”, afirmou Romulo.

São Roque do Chopim

Em virtude das constantes faltas de água em São Roque do Chopim, o vereador Biruba apresentou a situação ao chefe de Gabinete da Presidência, Fabricio Castilho Haesbaert, que comprometeu-se em realizar um estudo no local. “Nossa equipe estará no espaço fazendo o estudo técnico, analisando a necessidade ou não de instalação de novos reservatórios e identificando o motivo da falta de água. É importante que a água seja distribuída com qualidade, mas também com a frequência necessária”, concluiu o Fabrício.