Vereadores debatem sobre edificação do SAMU e doação de terrenos

por Laiane Carniel publicado 11/02/2020 10h55, última modificação 11/02/2020 14h15
Na sessão de segunda-feira (10), os vereadores demonstraram preocupação com a possibilidade do SAMU remover alguns serviços, de Pato Branco, em virtude da falta de uma sede própria

A vereadora Marines Boff Gerhardt (PSDB) informou, durante a sessão desta segunda-feira (10), que enviará requerimentos ao Município, um deles solicitando informações referentes à Lei 5.056, de 05 de dezembro de 2017, de sua autoria, que institui a obrigatoriedade de instalação de semáforo para pedestre, a cada novo ponto de semáforo, mas que não vem sendo cumprida. “Fomos certificados como Cidade Amiga do Idoso e as pessoas dessa faixa etária sentem dificuldades, tanto pelo fator da mobilidade quanto pelos fatores ambientais, como o sol, em ver a sinalização apenas no alto, sendo necessário uma complementação com o sinal voltado para pedestres”, explicou Marines.

O outro requerimento diz respeito ao projeto de revitalização da Unidade de Saúde no Bairro Bortot, onde acontecerá uma reforma e, com isso, será necessário que, durante as obras, o espaço ocupado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seja realocado. Em conversa com os representantes do SAMU, ela afirma que os mesmos já entraram em contato com o prefeito Augustinho Zucchi, solicitando a doação de um terreno por parte do Município, para que seja possível edificar sede própria.

De acordo com os representantes, a verba para a construção já está disponível, dependendo apenas da doação do terreno para o início das mesmas e que, caso ela não ocorra, há possibilidade de que seja removido, de Pato Branco, o controle do SAMU. Logo, o intento, ao solicitar informações sobre o andamento da obra no Bortot, é saber como ficarão os trabalhos do SAMU”, afirmou a vereadora.

Durante a sessão, o vereador Rodrigo Correia (PSC) informou que enviará requerimento pedindo explicações ao SEST/SENAT, pois a entidade solicitou a doação de um terreno do Município para a construção da nova sede, ainda em 2013, e, até o momento, as obras não iniciaram, sendo que, em Francisco Beltrão, a nova sede será inaugurada em abril e, em 2019, novas sedes do SEST/SENAT também foram inauguradas em Cascavel, Maringá, Umuarama, Toledo e Santo Antônio da Platina. “Irei requerer um parecer da entidade, para saber se eles, realmente, tem interesse  em edificar na área, caso contrário, que possam devolvê-la para uma doação à outra entidade ou empresa”. Ele também falou que acompanhará a situação do Cemitério Portal do Céu, que está com bastante mato e precisa de uma limpeza mais efetiva.

Ao final, o vereador Carlinho Polazzo (PROS) sugeriu que, caso o SEST/SENAT não utilize a área doada pelo Município, que a mesma possa ser repassada ao SAMU, evitando a interrupção de alguns serviços prestados em nosso Município.