Vereadores homenageiam Rotary Clubs de Pato Branco

por Laiane Carniel publicado 09/07/2025 16h09, última modificação 09/07/2025 16h09
Em primeira votação, aprovado projeto proibindo a comercialização de escapamentos com ruídos acima do determinado

Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (9), os vereadores entregaram Moções de Aplausos aos Rotary Clubs de Pato Branco. Em primeira votação, foi aprovado o projeto que dispõe sobre a proibição de comercialização de escapamentos com ruídos acima do determinado. Em segundas votações, foram aprovados dois projetos e, em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara, referente ao mês de maio. Ainda, foram apresentados e aprovados 16 requerimentos e uma indicação.

Votação única

Balancete financeiro

Em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal nº 5, de 2025, referente ao mês de maio de 2025.

Primeira votação

De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 64, de 2025, que dispõe sobre a proibição de comercialização de escapamentos de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, bicicletas com motor auxiliar, quadriciclos com ruídos acima do determinado.

Segunda votação

Crédito especial

De autoria do Executivo, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 121, de 2025, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 74.622,30, junto à Secretaria Municipal da Saúde.

Regulamentação

De autoria da Mesa Diretora - presidente, Lindomar Brandão (PP); vice-presidente, Alexandre Zoche (PRD); primeira-secretária, Anne Gomes (PSD); e segundo-secretário, Rafael Foss (União Brasil) - foi aprovado o Projeto de Resolução nº 1, de 2025, regulamentando o Setor de Protocolo Legislativo da Câmara Municipal de Pato Branco, estabelecendo normas para a tramitação digital e integrada de documentos e proposições legislativas e dispondo sobre o procedimento para o protocolo de denúncias.

Moção de Aplauso ao Rotary Club de Pato Branco – Sul

Durante a Sessão, foi realizada a entrega da Moção de Aplauso nº 9, de 2025, de autoria da vereadora Anne Gomes (PSD), ao Rotary Club de Pato Branco – Sul, em reconhecimento ao expressivo trabalho social realizado por meio do Banco Ortopédico, mantido e ampliado com os recursos arrecadados, anualmente, pela realização da Exposição de Flores e Plantas (Expoflor).

“O Banco Ortopédico, com apoio do GAMA, fornece gratuitamente cadeiras de rodas, camas hospitalares, muletas e andadores para as pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto promove dignidade e bem-estar, com destaque para seu modelo sustentável. A principal fonte de recursos é a Expoflor, promovida pelo Rotary Club de Pato Branco – Sul, que une solidariedade, economia e integração comunitária. Os valores arrecadados ampliam o número de equipamentos e garantem a continuidade do serviço. A ação combina voluntariado, responsabilidade social e gestão eficiente. Esta Moção de Aplauso reconhece o compromisso do Rotary com a comunidade. Sua atuação é marcada pela excelência, credibilidade e impacto positivo. A Câmara Municipal presta justa homenagem aos membros do clube. O exemplo inspira outras iniciativas de cidadania e solidariedade.”

Moção de Aplauso ao Rotary Club de Pato Branco Sul e demais Rotary Club da Cidade

De autoria dos vereadores Claudemir Zanco (PL), Eduardo Dala Costa (Republicanos) e Rodrigo Correia (União Brasil) foi entregue a Moção de Aplauso nº 32, de 2024, ao “Rotary Club de Pato Branco Sul e demais Rotary Clubs da Cidade” pelo “Projeto da Usina Solar Fotovoltaica do Lar de Idosos São Francisco de Assis”.

 

De acordo com o texto da Moção, “o Projeto exemplifica solidariedade, inovação e responsabilidade social. A usina utiliza energia limpa, reduzindo custos operacionais com eletricidade e permitindo que os recursos economizados sejam reinvestidos no bem-estar dos idosos. Essa iniciativa, promovida pelo Rotary Club Pato Branco Sul e outros clubes da cidade, demonstra um compromisso genuíno com a comunidade e setores vulneráveis. Além dos benefícios econômicos e ambientais, o projeto “Energia do Bem” reflete a sensibilidade social da entidade, unindo tecnologia e filantropia. O investimento de cerca de R$ 100 mil também possibilitou a doação de cadeiras de rodas e de banho. Esta Moção de Aplauso reconhece o impacto positivo do projeto, que ilumina vidas e garante dignidade a quem tanto contribuiu para a sociedade”.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências e ofícios, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2512/