Vereadores pedem mais informações à Prefeitura de Pato Branco para votar projeto que autoriza o empréstimo de R$ 20 mi

por fabricio.soveral — publicado 03/09/2019 08h20, última modificação 03/09/2019 08h26
Parlamentares solicitaram o detalhamento do investimento do recurso

Vereadores discutem com secretários empréstimo de R$ 20 mi

A Câmara Municipal de Vereadores sediou uma reunião, na tarde desta segunda-feira (2), entre parlamentares e secretários municipais de Pato Branco. A reunião foi organizada pelo líder do governo no Legislativo, vereador Claudemir Zanco “Biruba” (PDT). O objetivo foi esclarecer o projeto do Executivo que tramita em regime de urgência na Casa que autoriza a Prefeitura de Pato Branco a contrair empréstimo de R$ 20 milhões.

Os vereadores que se manifestaram apontaram dois pontos do projeto que entendem ser necessário mais esclarecimentos. O primeiro deles diz respeito à necessidade do empréstimo e o detalhamento de onde será usado o dinheiro. Marco Pozza (PSD) e Carlinho Polazzo (PROS) foram dois parlamentares que abordaram esse aspecto com o argumento que se sentem mais seguros para votar o projeto sabendo exatamente onde o recurso será utilizado, principalmente pelo fato do pagamento do empréstimo também recair sobre a próxima gestão municipal que será eleita em 2020.

O secretário executivo da Prefeitura de Pato Branco, Carlos Lopes, informou que os valores não são exatos, mas em linhas gerais o objetivo é investir R$ 10 milhões na reforma do Centro de Eventos e os outros R$ 10 milhões entre obras de asfalto e de calçadas. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho, reforçou a necessidade de revitalizar o Centro de Eventos para garantir a realização de eventos futuros no local.

Outro ponto do projeto em que é solicitado mais esclarecimentos é em relação às taxas de juros e o prazo de carência do empréstimo. Gilson Feitosa (PT) afirmou que o projeto prevê o empréstimo com uma instituição financeira, mas defende que outros bancos devem ser consultados para verificar a possibilidade de melhores condições de pagamento.

Os representantes da Prefeitura informaram aos vereadores que irão enviar as informações solicitadas da forma mais célere possível. O projeto do Executivo segue em regime de urgência e deve ser incluído na pauta de votações da Câmara Municipal na sessão ordinária desta quarta-feira, dia 4 de setembro.

Vereadores pedem informações sobre empréstimo de R$ 20 mi