Vereadores recebem informações sobre setor de regulação da Secretaria de Saúde

por fabricio.soveral — publicado 06/12/2019 17h16, última modificação 06/12/2019 17h16
Eles estiveram em reunião com a secretária Márcia Fernandes nesta sexta-feira (6)

Os vereadores Vilmar Maccari (PDT), Amilton Maranoski (PV), Carlinho Polazzo (PROS), Fabricio Preis de Mello (PSD), Moacir Dalchiavan (PP) e Rodrigo José Correia (PSC) participaram de uma reunião na Secretaria de Saúde de Pato Branco, nesta sexta-feira (6). Eles foram recebidos pela secretária Márcia Fernandes e equipe da Secretaria para receber informações sobre as mudanças no setor de regulação. O objetivo com a alteração é qualificar a regulação para que as complexidades dos problemas de saúde dos usuários (alta, média e baixa) seja melhor definida e assim o tempo de espera por tratamentos seja reduzido.

Márcia Fernandes explicou aos parlamentares que a regulação já é realizada, mas agora passa a ser um departamento próprio dentro da Secretaria de Saúde. A sala física onde vai funcionar a regulação estará equipada e pronta para o uso nos próximos dias. Uma das primeiras metas é reavaliar todo o cadastro da chamada “fila de espera” - que passam de cinco mil pessoas em Pato Branco – justamente para identificar os casos mais urgentes.

A secretária afirmou aos vereadores que os recursos da saúde precisam ser bem geridos para evitar desperdício e a regulação vai colaborar com esse processo. Márcia disse que infelizmente ocorrem casos como, por exemplo, de pacientes que marcam consultas com especialistas e não comparecem e outros que realizam exames e não retornam para buscar.

Mesmo com o anúncio das novidades no setor de regulação os vereadores relataram para a secretária os problemas que encontram quando visitam as unidades básicas de saúde e outras demandas que recebem diariamente de pacientes que precisam de consultas com especialistas e procedimentos. Sobre o comportamento de alguns usuários do sistema, sugeriram campanhas de conscientização junto à população e restrições aqueles que causam desperdício de recursos porque prejudicam outros pacientes.