Vereadores utilizam sistema eletrônico durante simulação de sessão plenária

por ubiracy.tesseroli — publicado 23/08/2019 14h35, última modificação 23/08/2019 14h38
Tecnologia a serviço da transparência

Com a simulação de votação de projetos, os vereadores utilizaram  na manhã desta sexta-feira (23),  o  Painel Eletrônico, que passa a ser usado  nas sessões plenárias. A previsão é que o sistema entre  em operação no mês de setembro.  As novas ferramentas tecnológicas estão no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl), o sistema  automatiza o processo desde a inserção no sistema do projeto de lei até a sua aprovação e sanção.

Votação eletrônica

Transparência

O presidente do Legislativo, vereador Vilmar Maccari (PDT), explicou que, o sistema vai amplificar o processo de transparência, vai gerar redução de custos, pois deixará de utilizar papel e se integrar as ações de preservação do meio ambiente, é uma política ecologicamente correta, sustentável. “ Estamos acompanhando a evolução tecnológica de Pato Branco”, ressalta Maccari, que registra a importância do sistema, como a transparência, a economicidade, a redução burocrática, e a agilidade  nos trabalhos.

Sistema sem custo

A implantação os sistema eletrônico é gerenciado por um software livre, Todo o sistema é do Congresso Nacional, que coloca à  disposição das câmaras municipais, e  sem nenhum custo.  O Legislativo somente adquiriu uma televisão de alta resolução e os notebooks.  As ferramentas  asseguram transparência dos trabalhos, justamente  porque foi instalado  uma televisão no plenário, o equipamento mostra  informações, por exemplo, a presença, as matérias em votação e os votos dos vereadores. Todas as informações do processo de votação estarão disponíveis nos links relacionados às sessões.

O uso da tecnologia traz muitos benefícios para a gestão pública. As vantagens iniciam na padronização de processos, desmaterialização do papel, redução de custos e aumento da produtividade.

eletronica.jpg