Vote Nelas Paraná promove encontro para fortalecer e incentivar a participação das mulheres na política

por Laiane Carniel publicado 10/05/2023 18h41, última modificação 10/05/2023 18h41
Evento foi realizado em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Pato Branco

O Movimento Vote Nelas Paraná e a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco promoveram, na noite de terça-feira (9), na Câmara Municipal, um encontro para fortalecer e incentivar a participação das mulheres na política. Mais de cem mulheres participaram do encontro, juntamente, com autoridades e representantes de entidades. Os trabalhos foram coordenados pela Procuradora da Mulher, vereadora Maria Cristina Hamera (PV) e pelas representantes do Movimento, Isabela Lustosa e Tatiane Pezente, com a participação on-line, da secretária da Mulher e Igualdade Racial do Estado do Paraná, Leandre Dal Ponte.

A iniciativa, que se define como um coletivo suprapartidário formado por mulheres, é organizada de forma independente e colaborativa e tem por pilares a “Democracia madura e saudável”, onde uma das principais variáveis de uma democracia saudável é a representatividade de gênero. “Mulheres em espaços de poder”, tendo em vista que apenas 10% do Congresso Nacional é composto por mulheres e apenas 16% são CEOs no Brasil; e coibir a “Violência contra a mulher” pois, atualmente, 12 mulheres são mortas violentamente todos os dias no país, metade delas são vítimas de violência doméstica/familiar. O Brasil ocupa a 7° posição entre as nações mais violentas para mulheres, dentre 83 países.

Durante o encontro, as coordenadoras ressaltaram a importância das mulheres ocuparem os espaços políticos, para ampliar a discussão e para apresentar seus pontos de vista, ampliando o diálogo, alcançando novos públicos e promovendo novas Políticas Públicas.

Ainda, o coletivo vem estabelecendo objetivos macros, médios e micros, frente os relatos de dificuldades enfrentadas na candidatura de mulheres e, com isso, estabelecer os planos de ação e apoiar candidatas, de todos os partidos e em todos os estados brasileiros, oferecendo suporte para que elas se candidatem e sejam eleitas.